Como utilizar a lista de Pessoas Expostas Politicamente (PEP) no processo de Onboarding?

15 de out. de 2025

Pessoas Expostas Politicamente (PEP) na mesa de debates

Sua empresa sabe como utilizar a lista de Pessoas Expostas Politicamente (PEP) no processo de Onboarding?

O Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), determina que as PEPs são as pessoas que ocuparam ou ocupam cargos ou funções públicas, bem como seus familiares ou pessoas próximas. A base de dados pública alimentada pelo Controladoria‑Geral da União (CGU) por meio do Portal da Transparência, disponibiliza relatórios mensais que detalham nome, órgão, cargo e período de atuação dessas pessoas.

O COAF estima que mais de 100 mil nomes compõem a base ativa de PEPs, e esse número cresce conforme novas autoridades assumem cargos públicos. A lista é uma ferramenta que orienta decisões e o nível de exposição a riscos reputacionais e regulatórios nas empresas.  O referido órgão possui regras específicas sobre a lista de cargos e funções considerados PEPs para os setores sob supervisão.

No processo de Onboarding, que envolve contratações, abertura de contas bancárias, cadastramento de clientes, fornecedores ou parceiros, dentre outros, as empresas devem verificar se a pessoa possui vínculo direto ou indireto com cargos públicos de destaque.

A obrigatoriedade dessa verificação está prevista em normas como a Circular n.º 3.978/2020 do Banco Central e a Resolução n.º 40/2021 do COAF, que determinam procedimentos específicos para a identificação de Pessoas Expostas Politicamente. O propósito é aplicar um nível adicional de diligência nas transações financeiras e nas relações comerciais, reduzindo a exposição a práticas ilícitas, uso indevido de recursos públicos e impactos sobre a credibilidade institucional.

Considerando que o contingente de pessoas consideradas juridicamente como PEPs é elevado, é de extrema relevância saber consultar a lista do COAF no processo de Onboardgind, mas mais do que isso, é preciso entender dois pontos chave: conhecer todas as pessoas relacionadas que podem ser consideradas como PEPs, e, para isso, o uso de tecnologias que facilitam essa identificação de forma ágil é imprescindível.

Afinal, como utilizar a lista de Pessoas Expostas Politicamente (PEP) no processo de Onboarding?

A utilização da lista PEP no processo de Onboarding contribui com o grau de precisão na análise de perfis e otimiza o fluxo de verificação. As soluções Kronoos oferecem dados organizados, atualizados e auditáveis, permitindo que as instituições cumpram com rigor as normas regulatórias e adotem práticas eficazes de Compliance.

A checagem ocorre de forma automatizada, o que reduz etapas operacionais, acelera a validação e melhora a experiência do cliente, com respostas rápidas às áreas comerciais e de conformidade, mantendo consistência e rastreabilidade em cada consulta.

A atualização constante é outro ponto decisivo. Considerando que os cargos públicos e os vínculos familiares mudam constantemente, o uso de bases dinâmicas reduz o risco de decisões baseadas em informações antigas, o que faz com que os resultados sejam confiáveis.

Além de identificar o próprio titular, a legislação exige o mapeamento de pessoas próximas, como familiares e sócios. A plataforma Kronoos realiza cruzamentos automáticos para identificar relações diretas e indiretas, oferecendo uma visão completa das conexões que podem representar risco para a instituição.

As provas geradas por essas consultas servem como registro formal das diligências realizadas, facilitando auditorias e reforçando a governança interna.

Diante do exposto acima, é fortemente recomenda adotar uma Lista PEP eficiente para que se tenha uma gestão de riscos mais robusta, a preservação reputação institucional e o uso inteligente de recursos. Com processos padronizados, informações confiáveis e automação de verificações as decisões estratégicas são mais assertivas e a credibilidade da empresa perante o mercado e os órgãos reguladores aumenta.

Benefícios de utilizar a lista de Pessoas Expostas Politicamente (PEP) no processo de Onboarding

A aplicação de uma lista de PEPs durante o Onboarding melhora a transparência e os controles de integridade desde o início da relação com colaboradores, clientes, fornecedores e parceiros, pois permite classificar o risco com precisão e adotar medidas proporcionais conforme a exposição identificada.

Análise de risco qualificada

A verificação de vínculos com cargos públicos relevantes possibilita enquadrar o perfil do cadastrado dentro de um modelo de avaliação de risco aderente à abordagem baseada em risco (RBA). Isso facilita a definição de níveis de diligência, como Due Diligence Simplificada ou Diligência Reforçada, conforme o grau de exposição a práticas ilícitas, uso indevido de recursos públicos ou transações suspeitas.

Automação do processo

A conexão da base de PEPs aos fluxos cadastrais permite a checagem automática e imediata, diminuindo etapas manuais e aumentando a precisão dos resultados, o que otimiza o tempo de resposta das áreas de Compliance e acelera a liberação de cadastros, sem comprometer a qualidade da análise.

Gestão dinâmica de vínculos

A condição de Pessoa Exposta Politicamente é transitória. Isso porque as mudanças nos cargos, exonerações ou vínculos familiares exigem atualização constante. As soluções especializadas como as da Kronoos, mantêm as bases de dados atualizadas permanentemente, o que possibilita decisões consistentes ao longo de todo o ciclo de relacionamento.

Mapeamento de relações diretas e indiretas

Nas análises de PEPs, é preciso identificar vínculos com familiares, sócios e pessoas próximas. Logo, é necessário ter acesso a uma base de PEP robusta, pois isso amplia a visibilidade sobre essas conexões, permitindo o mapeamento de relações que poderiam indicar risco indireto.

Registro de provas e fortalecimento da governança

Cada verificação gera um histórico com dados que comprovam a execução das diligências exigidas por normas do Banco Central e do COAF, ou seja, a rastreabilidade facilita auditorias, melhora a transparência nas decisões e reforça a governança interna, consolidando a cultura de conformidade.

Resultados estratégicos para a instituição

O uso de listas de PEPs qualifica a gestão de riscos, reduz vulnerabilidades regulatórias e protege a reputação corporativa. Além de cumprir normas, o processo se torna mais confiável, ágil e orientado por dados. A instituição aprimora a eficiência operacional, direciona recursos de compliance de forma inteligente.

Conclusão

O uso de uma Lista PEP confiável no processo de Onboardind, reforça o controle e a transparência. Nesse cenário, as soluções da Kronoos oferecem soluções para que as empresas conduzam verificações de forma ágil, segura e documentada. A combinação entre automação, atualização de dados e rastreabilidade das consultas cria um fluxo de trabalho mais preciso e confiável e consolida o compliance como parte natural da operação, sustentando relações empresariais baseadas em dados confiáveis, e responsabilidade institucional. Fale com um de nossos especialistas e saiba mais sobre as soluções Kronoos. 

  • Gestão de

    Certidões

  • Dossiê

    Compliance

  • Pesquisa

    de Bens

  • Conflito de

    Interesse

  • Análise de

    Crédito

  • Monitoramento

    Contínuo

  • Mapa de

    Veículos

  • Validação de

    Qualificações