Monitoramento de processos judiciais com inteligência artificial

31 de jul. de 2025

executivo analisando relatórios

A aplicação de inteligência artificial no Judiciário brasileiro registrou um crescimento de 26% em 2023, totalizando 140 iniciativas entre tribunais e conselhos, com grande parte voltada para automação e acompanhamento de processos judiciais., segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O excesso de informações, a diversidade de tribunais e a velocidade com que decisões e prazos se sucedem tornam o processo de acompanhamento uma tarefa suscetível a falhas.

A inteligência artificial acessa grandes volumes de dados em tempo real e cruza essas informações oriundas de diferentes fontes, ou seja, a tecnologia possibilita identificar atualizações, prazos e decisões com precisão e agilidade. Além de automatizar tarefas repetitivas, a IA amplia a capacidade analítica das equipes jurídicas, permitindo respostas estratégicas.

Como a inteligência artificial acompanha processos judiciais em tempo real?

O uso de IA no monitoramento processual conecta diretamente a bases de dados oficiais e as plataformas dos tribunais, coletando informações assim que são publicadas. Os algoritmos treinados para interpretar textos jurídicos identificam o tipo de decisão, sua relevância e impacto potencial para a empresa.

A análise é feita constantemente, evitando que prazos sejam perdidos por atrasos na comunicação ou por falhas humanas. Nos processos judiciais considerados de alto impacto, o sistema aciona protocolos automáticos, como envio imediato de notificações para advogados responsáveis ou integração com sistemas internos de gestão.

Outro diferencial é a capacidade de filtrar e priorizar informações. Em vez de sobrecarregar as equipes com todos os detalhes processuais, a IA classifica os eventos conforme seu grau de urgência e risco, direcionando o foco para aquilo que realmente exige ação imediata.

Quais benefícios a IA oferece para a gestão de riscos jurídicos?

O ganho mais evidente é a redução de passivos decorrentes de falhas no acompanhamento processual. A detecção imediata de prazos, decisões e andamentos críticos permite que medidas sejam tomadas de forma preventiva, evitando multas, bloqueios ou perda de recursos por intempestividade.

Outro benefício é a possibilidade de cruzar dados de processos em andamento com históricos anteriores da própria empresa e de terceiros, o que permite identificar informações relevantes como recorrência de determinadas demandas ou concentração de litígios em áreas específicas, orientando as ações da gestão de processos, controladoria jurídica e áreas afins.

Além disso, com o uso da IA, a gestão é mais transparente e auditável. Cada ação tomada pode ser registrada e vinculada a um evento processual específico, criando um histórico de atuação que serve tanto para fins estratégicos quanto para compliance e auditorias externas.

Como a IA auxilia no relacionamento com escritórios externos e equipes internas?

Para as empresas que trabalham com escritórios terceirizados, a inteligência artificial oferece maior controle, pois é possível adotar diversas práticas como medir o tempo de resposta, comparar desempenho entre parceiros e verificar se estratégias definidas estão sendo cumpridas dentro dos prazos estipulados.

No âmbito interno, a integração com os sistemas corporativos permite que áreas como financeiro, compliance e operações sejam informadas em tempo real sobre decisões que possam impactar suas atividades.

Qual o impacto da IA na previsibilidade e planejamento jurídico?

A inteligência artificial é capaz de gerar análises preditivas, identificando tendências de julgamentos, comportamento de determinados tribunais ou varas e tempo médio de tramitação de processos, a tecnologia e projetar cenários futuros com maior precisão.

As projeções são valiosas para o planejamento orçamentário, pois permitem estimar provisões de contingência mais alinhadas à realidade. Também ajudam na definição de estratégias de negociação, já que é possível antever probabilidades de êxito em determinadas ações.

Conclusão

O monitoramento de processos judiciais com inteligência artificial é a tecnologia aplicada para enxergar riscos antes que se materializem e agir com precisão para proteger ativos e reputação, agilizando a sua capacidade de resposta, e elevando o nível de governança e com uma atuação jurídica preventiva. A eficiência que antes dependia de longas horas de trabalho manual agora é potencializada por sistemas inteligentes que operam sem interrupção, alinhando agilidade, confiabilidade e visão de futuro. A Kronoos desenvolveu soluções capazes de auxiliar sua empresa a alcançar esses objetivos. Converse com um de nossos especialistas e saiba mais!

  • Gestão de

    Certidões

  • Dossiê

    Compliance

  • Monitor de

    Transações

  • Pesquisa

    de Bens

  • Conflito de

    Interesse

  • Análise de

    Crédito

  • Monitoramento

    Contínuo

  • Mapa de

    Veículos

  • Validação de

    Qualificações