Software GRC: O que é e para que serve?

10 de out. de 2025

Software GRC

O avanço das tecnologias de rastreabilidade de dados colocou o GRC em destaque quando o assunto é da gestão corporativa. A CVM ampliou as diretrizes de integridade e transparência para companhias abertas, reforçando a necessidade de controles automatizados de governança. Não obstante, um levantamento da Claroty mostrou que 59% das empresas brasileiras sofreram incidentes de segurança cibernética semanalmente devido a acessos de terceiros (fornecedores e parceiros), evidenciando a urgência de ferramentas capazes de consolidar dados de risco e conformidade.

Neste cenário, a adoção de soluções de GRC é imprescindível diante do aumento da da exposição operacional das corporações. Em agosto de 2025, um relatório sobre o mercado de capitais destacou que as instituições financeiras e companhias listadas passaram a exigir plataformas integradas de GRC para dar conta das obrigações da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), da Banco Central do Brasil e da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA). Além disso, que 83% das empresas tem dificuldade em conciliar inovação e segurança cibernética, segundo matéria publicada no portal da revista Época Negócios.

O que a sigla GRC representa?

A sigla GRC representa Governança, Risco e Compliance, que é um modelo de gestão que orienta como a empresa define regras internas, avalia ameaças e mantém suas operações em conformidade com padrões legais e regulatórios.

Na prática, a governança estabelece critérios de decisão e transparência, o risco identifica vulnerabilidades e o compliance mantém a aderência às normas aplicáveis. O GRC aprimora o controle corporativo e dá suporte a decisões baseadas em dados consistentes.

O que é software GRC?

O sistema GRC (Governance, Risk and Compliance) é uma plataforma tecnológica que envolve governança corporativa, gestão de riscos e conformidade regulatória dentro de uma única estrutura operacional, centralizando informações, padronizando os processos e viabilizando assim o acompanhamento das políticas, controles e obrigações legais.

Na prática, o GRC conecta diferentes áreas da organização, como jurídico, compliance, auditoria, finanças e TI, por exemplo, permitindo que todas atuem com base em dados consistentes. O objetivo dessa integração é reduzir redundâncias, melhorar a rastreabilidade das decisões e facilitar a detecção de falhas.

Com a intensificação das fiscalizações e o avanço das exigências normativas no Brasil, os softwares GRC são indispensáveis para as empresas que precisam demonstrar transparência, controle e responsabilidade corporativa de forma automatizada e auditável.

Como o software GRC funciona?

O funcionamento do software GRC (Governance, Risk and Compliance) é composto de processos, dados e controles internos em uma única plataforma, criando uma visão unificada da governança corporativa.

Na prática, o GRC atua da seguinte forma:  A Governança define políticas, responsabilidades e fluxos de decisão, para que a organização opere de forma alinhada aos objetivos estratégicos e às normas internas.

A gestão de riscos identifica, avalia e prioriza ameaças operacionais, financeiras, jurídicas ou reputacionais, permitindo o tratamento automatizado desses riscos com base em indicadores e matrizes dinâmicas.

O Compliance monitora o cumprimento de leis, regulamentos e padrões internos, utilizando alertas, checklists e relatórios automatizados para prevenir não conformidades.

Tudo funcionando de forma interligada, alimentados por bases de dados internas e externas, o que permite ao sistema cruzar informações em tempo real e gerar relatórios de desempenho e conformidade. O GRC também se conecta a ERPs e plataformas de auditoria, consolidando uma governança mais transparente, previsível e orientada por evidências.

Qual é o objetivo do software GRC?

O objetivo de um software GRC (Governance, Risk and Compliance) é centralizar a gestão de governança, riscos e conformidade em uma única estrutura tecnológica, permitindo que a empresa tenha visão ampla, controle e rastreabilidade dos dados.

Em termos práticos, o software GRC busca:

  • Padronizar processos de governança, garantindo que políticas, responsabilidades e fluxos decisórios sejam aplicados de forma consistente em toda a organização;


  • Identificar, avaliar e mitigar riscos de forma preventiva, com base em dados estruturados e indicadores que refletem o grau de exposição do negócio;


  • Assegurar a conformidade regulatória, automatizando controles que verificam o cumprimento de legislações como a Lei Anticorrupção a LGPD, normas da CVM ou padrões internacionais como ISO 31000 e SOX;


  • Gerar relatórios de auditoria e compliance em tempo real, reduzindo falhas humanas e fortalecendo a transparência corporativa;


  • Apoiar a tomada de decisão estratégica, ao transformar dados de risco e compliance em insights operacionais e financeiros.

O software GRC tem como finalidade reduzir vulnerabilidades, aumentar a eficiência regulatória e aprimorar a governança corporativa, para que a organização opere dentro dos parâmetros éticos, legais e estratégicos definidos.

Como escolher o melhor software GRC?

Para escolher o melhor software de GRC (Governança, Risco e Compliance), é importante avaliar tanto os requisitos corporativos da sua organização quanto as funcionalidades específicas das ferramentas disponíveis no mercado. A seguir, seguem alguns dos critérios essenciais e funcionalidades da plataforma Kronoos, como dossiê, ferramentas para Due Diligence, Background Check, listas restritivas e certidões, dentre outras.

Um sistema recomendado GRC deve oferecer:

  • Integração entre governança, risco e compliance em um único ambiente (centralização de dados, controles e relatórios);


  • Automação de processos de verificação, monitoramento e auditoria para reduzir esforço manual e erro humano;


  • Flexibilidade para customizar fluxos, indicadores e módulos conforme o setor, porte e risco da organização;


  • Escalabilidade (processos de terceiros, fornecedores, parceiros) e cobertura de múltiplas fontes de dados (jurídicas, reputacionais, financeiras);


  • Segurança de dados, criptografia, rastreamento de auditoria, atendimento à LGPD e demais normas de proteção de dados;


  • Suporte a Due Diligence de terceiros, Background Check de pessoas físicas/jurídicas, monitoramento de listas restritivas e relatórios de conformidade.

A Kronoos é uma plataforma focada em compliance e GRC e oferece diversos módulos que exemplificam “o que observar” num software GRC de qualidade. A seguir, os principais recursos:

·       O módulo “Dossiê Compliance” consolida informações de mais de 3.500 fontes nacionais e internacionais em relatórios rápidos sobre risco reputacional, jurídico e de crédito;

·       Relações societárias e familiares do target (pessoa física ou jurídica) são exibidas em gráficos dinâmicos (“árvore societária”, “árvore familiar”);

·       Consultas a processos judiciais — cada pessoa ou empresa pode ser investigada em tribunais brasileiros em tempo real;

·       Background check com foco em reputação, compliance, crédito e verificação de antecedentes (“KYC, KYP, KYE”);

·       Monitoramento de pessoas politicamente expostas (PEP) e listas restritivas internacionais ou nacionais: a plataforma permite consultar perfis sancionados ou com alto risco;

·       Clipping de notícias negativas, busca em portais de mídia e acompanhamento de reputação online.

Certidões, Análise de Crédito, Pesquisa de Bens

·       Gestão automatizada de certidões (mais de 5.000 tipos emitidos) para verificação e renovação de documentos de terceiros;

·       Integração com os principais bureaus de crédito (Serasa, Boa Vista, SPC) para análise de crédito e avaliação financeira de fornecedores e parceiros;

·       Pesquisa patrimonial de bens vinculados ao CPF/CNPJ – imóveis, veículos, embarcações, ativos escondidos.

Como aplicar essa análise à sua escolha

Ao comparar opções de software GRC, utilize o benchmark para formular perguntas como:

  • A ferramenta permite consultas em tempo real e monitoramento de terceiros?


  • Quais bases de dados (nacionais/internacionais) ela acessa para PEP, listas restritivas, processos judiciais, reputação etc.?


  • Ela facilita o Due Diligence completo de fornecedores, parceiros e interações societárias/familiares?


  • Quão integrada é a funcionalidade de certidões, análise de crédito e pesquisa patrimonial?


  • Existe API ou conectividade com outros sistemas da empresa?


  • Os workflows são customizáveis? O sistema gera dashboards e relatórios que a alta gestão pode usar?


  • Qual é o nível de segurança, auditoria, conformidade com LGPD e rastreamento dos processos?


  • A plataforma oferece suporte, atualizações, e adaptação à legislação/regulação brasileira?

Conclusão

O software de GRC (Governança, Risco e Compliance) Kronoos abrange políticas corporativas, gestão de riscos e controles de conformidade em um único ambiente tecnológico. Na prática, isso significa que processos antes dispersos, como avaliações de risco, monitoramento de fornecedores geram dados atualizados em tempo real. As informações permitem que a organização direcione recursos de forma mais assertiva, responda rapidamente a mudanças regulatórias e avalie o desempenho dos controles internos com base em métricas objetivas. Fale com um de nossos especialistas e saiba mais sobre as soluções Kronoos.

  • Gestão de

    Certidões

  • Dossiê

    Compliance

  • Pesquisa

    de Bens

  • Conflito de

    Interesse

  • Análise de

    Crédito

  • Monitoramento

    Contínuo

  • Mapa de

    Veículos

  • Validação de

    Qualificações