Como automatizar a obtenção de dossiês confiáveis para sua empresa?
17 de out. de 2025

Sua empresa sabe como automatizar a obtenção de dossiês confiáveis?
A atual cenário jurídico global mostra com clareza que a automação já pode ser considerada como um requisito indispensável para as organizações estarem aptas a deseja controlar riscos. Recentemente, o Banco Central aumentou o capital mínimo para as instituições financeiras, obrigando reavaliações mais ágeis e documentação mais robusta, conforme divulgado pelo portal da Reuters.
Além disso, relatórios recentes apontam que a automação de processos e a inteligência artificial estão cada vez mais presentes em programas de conformidade. Nesse cenário, questionar como gerar dossiês com qualidade, confiabilidade e rastreabilidade é urgente para quem lida com fornecedores, clientes, parceiros ou operações em ambientes altamente regulados.
Com fluxo automatizado de obtenção de dossiês confiáveis, e com o uso de soluções especializadas levam a empresa a menor exposição a riscos, ganho em agilidade e uma governança mais forte. É sobre isso que trata este artigo. Leia mais e entenda como automatizar a obtenção de dossiês confiáveis para sua empresa.
O que é um dossiê confiável e por que ele importa para compliance?
Um dossiê confiável reúne informações verificadas, como dados fiscais, antecedentes, vínculos regulatórios, sanções, sobre uma parte e entrega um panorama geral para viabilizar uma tomada de decisão mais assertiva. Na prática, para que a empresa esteja em conformidade com normas e evite exposição a fraudes ou litígios, o dossiê é extremamente necessário. Os dossiês de compliance servem justamente para centralizar informações-chave sobre pessoas físicas ou jurídicas.
A automatização desse processo significa menor chance de erro humano e maior rastreabilidade, que fatores relevantes para processos de Background Check, Due Diligence, auditorias, controles internos, dentre outros.
Quais processos devem ser automatizados para maior confiabilidade dos dossiês?
O processo de obtenção de dossiês envolve a coleta de dados (bases públicas, privadas, relatórios), o processamento (cruzamentos, validações), a verificação de sanções/regulações, a geração de relatórios e o armazenamento. Logo, automatizar essas etapas reduz processos manuais e libera equipes para análise uma análise mais criteriosa e validação do que foi apurado. A automação do Compliance melhora a confiabilidade porque o processo automatizado envolve padronização, histórico de auditoria e menos dependência de planilhas ou ação manual.
Como automação, confiabilidade e compliance se conectam na prática?
A automação aumenta confiabilidade dos dados. Por exemplo, se uma empresa depende de fornecedores em diversos países, não basta ter contratos formalizados, é preciso verificar riscos de integridade, sanções, relatórios financeiros e operacionais. A automação permite uma verdadeira varredura de riscos, alertas em caso de mudança de perfil, geração automática de dossiê atualizado. Assim, o compliance deixa de ser um checklist isolado e passa a ter base operacional sólida.
Quais riscos são mitigados ao automatizar a obtenção de dossiês confiáveis?
Quando o fluxo é manual ou parcialmente manual, os principais riscos envolvem: atraso na verificação, erros humanos, documentação desatualizada, falhas em armazenagem de provas. Com a automatização, a chance de passivos regulatórios (por exemplo, por negligência de controle), os riscos de corrupção, fraude e não-conformidade são reduzidos. A obtenção de dossiês automatizados e confiáveis minimiza esses riscos porque disponibiliza provas auditáveis, dá acesso a um histórico de checagem, e facilita atualização constante. Isso se traduz em governança mais robusta e maior segurança para decisões que envolvem terceiros.
De que forma a solução Kronoos pode apoiar esse fluxo automatizado de dossiês confiáveis?
A plataforma Kronoos oferece funcionalidades que vão desde coleta automática de dados de diversas fontes, até geração de relatórios parametrizados, armazenamento com alertas de mudanças no perfil de terceiros. No panorama regulatório e tecnológico que descrevemos acima, ter uma infraestrutura que suporte a esses processos automatizados é imprescindível.
Conclusão
Automatizar a obtenção de dossiês confiáveis aprimora o controle sobre dados estratégicos e dá suporte a decisões mais precisas. As informações são verificadas, atualizadas e rastreáveis e, por isso, sustentam a conformidade regulatória e reduzem vulnerabilidades nas relações com terceiros. Em outras palavras, a automação mantém o fluxo de dados alinhado às exigências do mercado e das autoridades, ampliando a precisão e a transparência que caracterizam uma governança corporativa consistente. Conheça o dossiê Kronoos e fale com um dos nossos especialistas para entender melhor como ele pode contribuir com as práticas de compliance da sua empresa.


